Os Reis do Comércio Eletrônico
Segundo a empresa de pesquisas e-bit, o varejo virtual terá crescimento recorde no país em 2006, movimentando um volume de 4 bilhões de reais em bens de consumo. Fora estão os serviços de leilão e as vendas de veículos e passagens aéreas – incluindo essas categorias, o número chegaria a 13,3 bilhões de reais. Leia mais...
Há pelo menos 2.000 sites oferecendo todo tipo de produto na internet brasileira, mas duas companhias abriram enorme vantagem em relação às demais e consolidaram-se na liderança desse setor: Americanas.com e Submarino. Juntos, eles movimentarão algo como 2,2 bilhões de reais neste ano. A participação é de 16,5%. Nos Estados Unidos, a gigante Amazon.com responde por 4% das vendas virtuais.
A Americanas.com funciona integrada à rede de tijolo e cimento do grupo. A aquisição de mercadorias, o estoque e a distribuição são compartilhados sempre que possível. Juntas, a operação online e a tradicional da Lojas Americanas giram um volume cinco vezes superior ao do Submarino.
O Submarino não consegue a escala e os demais benefícios de quem opera com um pé no mundo virtual e outro no real. O fato de ser um "pure player", como os analistas designam o modelo 100% voltado para a web, encorajou a companhia a entrar na oferta de serviços online, algo que sua rival ainda não fez. Em outubro de 2005, a empresa comprou o Ingresso.com, que vende entradas para shows e espetáculos, e, no mês seguinte, adquiriu o Travelweb, especializado em passagens aéreas e pacotes turísticos, posteriormente rebatizado de Submarino Viagens. São negócios ainda em fase de investimentos, mas para os quais não há concorrente à altura na internet brasileira. A empresa calcula que os frutos dessas aquisições devam começar a aparecer em dois anos. Nos Estados Unidos, o setor de viagens é a maior categoria do varejo eletrônico e movimenta cerca de 60 bilhões de dólares por ano, segundo a empresa de pesquisas Forrester Research.
Em volume de negócios, o atual líder do varejo virtual brasileiro é, disparado, o braço online da Lojas Americanas. No primeiro semestre, a receita bruta consolidada da Americanas.com foi de 641,8 milhões de reais. Como questões sazonais tornam as vendas na segunda metade do ano mais fortes, os analistas esperam que a empresa atinja um faturamento ao redor de 1,4 bilhão de reais em 2006, tornando-se a primeira varejista eletrônica brasileira a ultrapassar -- e com boa folga – a barreira de 1 bilhão de reais.
A Americanas.com adquiriu o concorrente Shoptime por 117,8 milhões de reais, incluindo o website e o canal de TV paga. Já o Submarino apresentou receita bruta de 343,7 milhões de reais no primeiro semestre e deve fechar o ano com faturamento próximo a 800 milhões de reais.
Analistas acreditam que a condição de "pure player" do Submarino o alvo perfeito para ser adquirido por um grande competidor internacional. O nome mais comentado, é a Amazon.com que em 2004 comprou um site Chines por 75 milhões de dólares e no ano passado, contratou um escritório de advocacia do Rio de Janeiro para obter o domínio www.amazon.com.br.
Enquanto a gigante não vem, Americanas.com e Submarino sabem que sua liderança permanecerá incontestável.
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