Entretenimento na Internet
Internet, para muitos, hoje, virou sinônimo de brincadeira, lazer, diversão enfim. Para outros, no entanto, uma minoria que tende a crescer e transformar a web num negócio mais sério, ela é ferramenta de trabalho não vivendo, sobrevivendo e realizando suas atividades sem ela.
Cabe aqui destacarmos, em linhas bastante gerais, essa parte mais lúdica desse veículo que abrangeu mais gente em pouco tempo e que gradativamente vem atingindo mais gente que é a Internet. Leia Mais...
As formas de diversão existentes na grande rede de computadores são as mais diversas, entre as quais cabendo aqui destacar algumas, que são os jogos, os sites de fotos, os blogs, os messengers e mais recentemente o site de relacionamentos Orkut.
Os jogos, os mais “antigos” nessa recente empreitada e evolução da web, constituem meios virtuais de acesso à grande rede que poderiam ser encontrados fora dela também, ou seja, poderiam ser jogados rodando de um CD ou outro meio. No entanto, no caso dessa atividade lúdica, a Internet é usada para suscitar interação entre os usuários, isto é, eles jogarem em rede, em conjunto, o que torna a atividade muito mais interessante já que dessa maneira eles não estão jogando contra um computador mas sim entre amigos, o que os fascina mais facilmente.
Os sites de fotos, os tão conhecidos fotologs, têm por objetivo principal a postagem de fotos por parte dos usuários donos de seus respectivos endereços com posteriores comentários acerca sobre a foto em questão de amigos e conhecidos seus que ora possuem ou não também esses fotologs. Exemplos desses que valem a pena serem destacados são o Fotolog do Terra e o Gigafoto.
Um blog é um registro publicado na Internet relativo a algum assunto organizado cronologicamente (como um histórico ou diário). É um poderoso veículo de comunicação das pessoas podendo também ser utilizado por instituições que queiram publicar seus interesses na grande rede. Diga-se que o blog assemelhe-se bastante a um site, sem, no entanto, ser dotado de recursos avançados que estes proporcionam. Ele pode prover informações essenciais como é o caso de dados pessoais até outros como links de entretenimento e redirecionamento para outros endereços eletrônicos.
Os messengers, como seu próprio nome em inglês define, são mensageiros, sistemas que levam informações de um lado a outro eletronicamente. São usados hoje em dia, assim como a maioria dos demais recursos da web, como entretenimento, troca de informações desinteressadas e muitas vezes até fúteis. Entretanto, muitas empresas atualmente vêm adotando essa forma de sistema de informação para a troca de dados comerciais, economizando – e muito – em ligações de telefone convencional.
Ultimamente, contudo, apesar do destacado valor desses veículos de informação, o que ganhou, sem dúvida, mais espaço transformando-se numa verdadeira “febre” foi e é o Orkut. O nome desse site de relacionamentos vem do seu desenvolvedor, Orkut Buyukkokten, um engenheiro do Google que atualmente está se doutorando em Ciência da Computação pela Universidade de Stanford. O Orkut foi desenvolvido nas chamadas “horas de folga” de Buyukkokten, já que o Google destina 20% do tempo de trabalho de seus funcionários para os mesmos elaborarem outras propostas e programas que não tenham relação com seu trabalho e que possam vir a tornar-se aplicações reais. Ele é, portanto, uma comunidade virtual, que foi criada em 22 de janeiro de 2004, com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. O sistema funciona aproximadamente da seguinte forma: Cada usuário possui uma conta e um perfil, no qual constam informações pessoais, interesses, texto de apresentação, entre outros. Somente entra para a rede de relacionamentos quem é convidado por outro usuário. Além disso, cada utente pode colocar como seus “amigos” outros usuários. Dessa forma, o Orkut mostra-se como sendo um grande banco de dados de amigos. Também existem comunidades no sistema, formadas por grupos de pessoas que dispõem de uma página para a discussão de temas criados em tópicos do fórum do grupo e relacionados ao mesmo. Muitas pessoas apenas entram nas comunidades porque acham o nome ou a proposta legal, ou porque a comunidade representa um aspecto de sua personalidade.
Para ilustrar tudo isso que foi apresentado neste texto, foi criada então, como parte prática, uma comunidade no Orkut, intitulada “Ajude o Gustavo”, que consistiria numa pergunta e posterior resposta dos futuros membros da comunidade, convidados pelo dono da comunidade. A questão foi a seguinte: O que representa, em termos comerciais, educacionais e de lazer, ferramentas eletrônicas virtuais como é o caso dos jogos, sites de fotos, blogs, messengers e Orkut na sua vida? Algumas das respostas colhidas foram:
“A era é da comunicação – Eu acredito que o grande foco do Orkut é a comunicação e a facilidade que ele nos oferece ao deixar-nos em contato com pessoas a todo instante e a qualquer distância. Porém, acho que nos priva um pouco do contato humano que é básico na vida da gente.”
“Na minha opinião, jogos, Orkut e blogs são boas ferramentas para diversão mesmo. O Orkut ainda pode nos ajudar a interagir com pessoas que estão distantes ou outras que têm os mesmos interesses. Messengers (ICQ, MSN, entre outros) são fundamentais, pois são as formas mais rápidas, baratas e eficazes para troca de informações tanto para uso pessoal como comercial. Porém, devemos sempre lembrar que o contato real é importante em todo relacionamento humano, e essas ferramentas devem ser encaradas como um recurso adicional.”
O Google, uma empresa de 5 bilhões de dólares que distribui tudo gratuitamente e ganha dinheiro em cima de publicidade, até hoje se pergunta o porquê do grande sucesso que o Orkut atingiu. Muito mais no Brasil, que é a maioria esmagadora do site, com mais de seis milhões de usuários dos quase onze milhões que estão na rede atualmente.
Em suma, fundamentando-se nas opiniões colhidas e no que está sendo falado atualmente acerca disso, vê-se que a questão do entretenimento na Internet desenvolve-se bastante rapidamente e já atingiu uma gama acentuada de usuários, que por vezes chegam ao vício de tanto usar essas ferramentas. A diversão na grande rede de computadores já ocupa um grande espaço e tem a ganhar e muito ainda se dirigida da forma correta, haja vista o grande banco de utentes conseguidos. Por fim, as ferramentas de distração são mais um mecanismo de troca de informações e encontro de interesses, mas que nunca devem substituir o contato real entre as pessoas.
Referências:
Site http://www.meuorkut.theblog.com.br/inicial.html. Acesso em 17 out. 2005.
Site http://www.stanford.edu/~orkut/. Acesso em 17 out. 2005.
THE BLOGOSPHERE. Communications of the ACM. December 2004. Volume 47, number 12.
ORKUT – A comunidade virtual que virou febre. Revista da IENH. Março/abril 2005. Número 15.
* Artigo publicado no Jornal Semanal de 18 de novembro de 2005.
Categorias: Artigos
Nenhum comentário:
Postar um comentário