OsGurus.com: Evolução Web entre 2000 e 2006

30 de jan. de 2007

Evolução Web entre 2000 e 2006

Fonte: WNews

Livro “A Cauda Longa”, de Chris Anderson. alguns aspectos da navegação dos usuários brasileiros.

Os maiores crescimentos na web em 2006 encontram-se em Viagens e Turismo (65%), Casa e Moda (55%), Automóveis (40%), Família e Estilo de Vida (37%) e Informações Corporativas (35%).

2000 a 2006

Há uma acentuada distâncias entre as categorias mais acessadas pelos internautas e as menos acessadas. Quando há uma grande oferta disponível, a tendência é o deslocamento da procura para as áreas menos procuradas.

No Brasil, houve um crescimento muito grande do acesso às categorias menos visitadas, como Casa e Moda, Viagens e Turismo ou Família e Estilo de Vida, por exemplo. A maior parte dessa diversificação está ligada ao fato de o número de mulheres, ter aumentado de maneira considerável nos últimos seis anos. Sendo que representavam menos de 40% em 2000 e já são a metade dos usuários em 2006.

De 2001 a 2003 a menor categoria era Casa e Moda que representavam 1% do total, e a maior categoria eram Portais, Buscadores e Comunidades.

Entre 2004 e 2006, a menor categoria passou a ser Automóveis e a maior continuou a ser Portais, Buscadores e Comunidades. Em outras palavras, pode-se dizer que a distribuição dos acessos é, hoje, muito mais achatada do que era no início da Internet brasileira.

Percentualmente, o crescimento das categorias menos acessadas foi superior ao das categorias líderes, como Portais, Buscadores e Comunidades ou Telecom e Serviços na Internet.

Das cinco categorias com maior crescimento, três são claramente opções mais ligadas às mulheres, como Casa e Moda, Família e Estilo de Vida e Educação e Carreira. A categoria que mais cresceu desde 2000, Casa e Moda, está em dezembro de 2006 cerca de 7.500% maior que em dezembro de 2001, ultrapassando categorias como Automóveis e Viagens e Turismo, cuja audiência é muito mais masculina.

A categoria de e-commerce, uma das mais importantes em épocas de grande volume de compras, como no Natal: em 2001, o serviço mostrava 17 endereços eletrônicos do setor de e-commerce, entre lojas, leilões e endereços de shoppings dos grandes portais.

Em 2006, foram 88 sites, um crescimento de 417% no número de endereços de comércio eletrônico visitados (tanto os 17, quanto os 88 sites referem-se aos maiores endereços eletrônicos acessados no período).

Esse crescimento no número de segmentos de e-commerce visitados pelos internautas brasileiros está em linha com a idéia de Chris Anderson ao estudar o efeito da Cauda Longa. Esse mesmo fenômeno é encontrado em cada categoria ou assunto da Web local e deve continuar a aprofundar-se nos próximos períodos, o que garante boas chances de crescimento para novos entrantes de qualquer setor econômico.

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