Evolução Web entre 2000 e 2006
Fonte: WNews
Livro “A Cauda Longa”, de Chris Anderson. alguns aspectos da navegação dos usuários brasileiros.
Os maiores crescimentos na web em 2006 encontram-se em Viagens e Turismo (65%), Casa e Moda (55%), Automóveis (40%), Família e Estilo de Vida (37%) e Informações Corporativas (35%).
2000 a 2006
Há uma acentuada distâncias entre as categorias mais acessadas pelos internautas e as menos acessadas. Quando há uma grande oferta disponível, a tendência é o deslocamento da procura para as áreas menos procuradas.
No Brasil, houve um crescimento muito grande do acesso às categorias menos visitadas, como Casa e Moda, Viagens e Turismo ou Família e Estilo de Vida, por exemplo. A maior parte dessa diversificação está ligada ao fato de o número de mulheres, ter aumentado de maneira considerável nos últimos seis anos. Sendo que representavam menos de 40% em 2000 e já são a metade dos usuários em 2006.
De 2001 a 2003 a menor categoria era Casa e Moda que representavam 1% do total, e a maior categoria eram Portais, Buscadores e Comunidades.
Entre 2004 e 2006, a menor categoria passou a ser Automóveis e a maior continuou a ser Portais, Buscadores e Comunidades. Em outras palavras, pode-se dizer que a distribuição dos acessos é, hoje, muito mais achatada do que era no início da Internet brasileira.
Percentualmente, o crescimento das categorias menos acessadas foi superior ao das categorias líderes, como Portais, Buscadores e Comunidades ou Telecom e Serviços na Internet.
Das cinco categorias com maior crescimento, três são claramente opções mais ligadas às mulheres, como Casa e Moda, Família e Estilo de Vida e Educação e Carreira. A categoria que mais cresceu desde 2000, Casa e Moda, está em dezembro de 2006 cerca de 7.500% maior que em dezembro de 2001, ultrapassando categorias como Automóveis e Viagens e Turismo, cuja audiência é muito mais masculina.
A categoria de e-commerce, uma das mais importantes em épocas de grande volume de compras, como no Natal: em 2001, o serviço mostrava 17 endereços eletrônicos do setor de e-commerce, entre lojas, leilões e endereços de shoppings dos grandes portais.
Em 2006, foram 88 sites, um crescimento de 417% no número de endereços de comércio eletrônico visitados (tanto os 17, quanto os 88 sites referem-se aos maiores endereços eletrônicos acessados no período).
Esse crescimento no número de segmentos de e-commerce visitados pelos internautas brasileiros está em linha com a idéia de Chris Anderson ao estudar o efeito da Cauda Longa. Esse mesmo fenômeno é encontrado em cada categoria ou assunto da Web local e deve continuar a aprofundar-se nos próximos períodos, o que garante boas chances de crescimento para novos entrantes de qualquer setor econômico.
Livro “A Cauda Longa”, de Chris Anderson. alguns aspectos da navegação dos usuários brasileiros.
Os maiores crescimentos na web em 2006 encontram-se em Viagens e Turismo (65%), Casa e Moda (55%), Automóveis (40%), Família e Estilo de Vida (37%) e Informações Corporativas (35%).
2000 a 2006
Há uma acentuada distâncias entre as categorias mais acessadas pelos internautas e as menos acessadas. Quando há uma grande oferta disponível, a tendência é o deslocamento da procura para as áreas menos procuradas.
No Brasil, houve um crescimento muito grande do acesso às categorias menos visitadas, como Casa e Moda, Viagens e Turismo ou Família e Estilo de Vida, por exemplo. A maior parte dessa diversificação está ligada ao fato de o número de mulheres, ter aumentado de maneira considerável nos últimos seis anos. Sendo que representavam menos de 40% em 2000 e já são a metade dos usuários em 2006.
De 2001 a 2003 a menor categoria era Casa e Moda que representavam 1% do total, e a maior categoria eram Portais, Buscadores e Comunidades.
Entre 2004 e 2006, a menor categoria passou a ser Automóveis e a maior continuou a ser Portais, Buscadores e Comunidades. Em outras palavras, pode-se dizer que a distribuição dos acessos é, hoje, muito mais achatada do que era no início da Internet brasileira.
Percentualmente, o crescimento das categorias menos acessadas foi superior ao das categorias líderes, como Portais, Buscadores e Comunidades ou Telecom e Serviços na Internet.
Das cinco categorias com maior crescimento, três são claramente opções mais ligadas às mulheres, como Casa e Moda, Família e Estilo de Vida e Educação e Carreira. A categoria que mais cresceu desde 2000, Casa e Moda, está em dezembro de 2006 cerca de 7.500% maior que em dezembro de 2001, ultrapassando categorias como Automóveis e Viagens e Turismo, cuja audiência é muito mais masculina.
A categoria de e-commerce, uma das mais importantes em épocas de grande volume de compras, como no Natal: em 2001, o serviço mostrava 17 endereços eletrônicos do setor de e-commerce, entre lojas, leilões e endereços de shoppings dos grandes portais.
Em 2006, foram 88 sites, um crescimento de 417% no número de endereços de comércio eletrônico visitados (tanto os 17, quanto os 88 sites referem-se aos maiores endereços eletrônicos acessados no período).
Esse crescimento no número de segmentos de e-commerce visitados pelos internautas brasileiros está em linha com a idéia de Chris Anderson ao estudar o efeito da Cauda Longa. Esse mesmo fenômeno é encontrado em cada categoria ou assunto da Web local e deve continuar a aprofundar-se nos próximos períodos, o que garante boas chances de crescimento para novos entrantes de qualquer setor econômico.
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