OsGurus.com: Dicas

17 de nov. de 2006

Dicas

Oi, pessoal! Decidi contribuir um pouco para o blog, já que assumi essa "responsabilidade".

Abaixo algumas notícias que li muito pertinentes sobre o uso de ferramentas tecnológicas.

Até +

Uso abusivo de ferramentas da Internet
19/06/2006

Confira se é saudável o uso que você tem feito de ferramentas como e-mail, diários e comunicadores instantâneos.
Ele não consegue ficar longe do fotolog.
Bruno Cisco, 15 anos, não identifica nada que a relação com seu computador possa estar prejudicando, mas confessa que não passa um dia sem atualizar o fotolog (diário virtual de fotos). - Quando eu estava na praia (nas férias), ia todos os dias à lan house. Mas teve uma vez que fiquei dois dias seguidos sem postar, porque viajei de uma cidade para outra, aí não deu. Ficou aquele buraco no meu fotolog - reclama. A loucura pelo diário está expressada no próprio nome de seu fotolog: madiary (em inglês, mad é louco e diary é diário), criado em novembro. Antes, tinha outro endereço de fotolog. Mas ele garante que não deixa de sair com os amigos para ficar na frente do PC: - Não é um vício prejudicial. Não considero um problema - alega Bruno, também fã do Orkut e do MSN Messenger.
Quando é um problema, então? Segundo Paulo Annunziata, psicólogo do Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Informática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, o uso abusivo de ferramentas da Internet é similar à compulsão por jogos de azar, drogas e álcool. Os fatores que levam a isso devem ser analisados caso a caso, mas, em geral, a pessoa tem de ter predisposição a comportamentos compulsivos. Quando ocorre abuso, é indicada psicoterapia. Para identificar o descontrole, é preciso levar em conta três indícios. O mais importante é se o uso do PC está afetando outras dimensões da vida, como a profissional e a pessoal. Outro critério é a qualidade do uso: o micro é usado para quê. O último aspecto, em conjugação com os outros dois, é o tempo que a pessoa passa na frente do computador.

Ela teve de dar um tempo no MSN
Foi preciso o alerta de amigos para que a engenheira ambiental Helena Burille, 24 anos, se desse conta de que estava abusando no uso do MSN Messenger, o popular software de mensagens instantâneas da Microsoft. Passava horas na frente da tela do computador: - Meus amigos diziam que era demais, que era um vício. Aí, fiquei preocupada. Vi que estava me prejudicando passar a noite na Web. Vivia perdendo o ônibus por causa disso - relata. A jovem havia descoberto a ferramenta durante um intercâmbio. De elo com a família no Brasil, o MSN se tornou um problema quando ela voltou ao país e não quis perder o contato com os amigos estrangeiros. Evitava sair de casa para ficar online, até fazia refeições em frente à máquina. O software contribuiu para que perdesse um emprego. Apesar de proibido em seu trabalho, Helena insistia em baixar o programa. Fez isso três vezes. - Não podia ficar longe do MSN. Mesmo se chegasse em casa de madrugada, nunca ia dormir sem ver quem estava online. Até que um dia eu disse "Chega, não tenho mais vida". Mas foi difícil. Fui me distanciando aos poucos. Hoje, não deixo de fazer algo por causa do computador.
Como ocorreu no caso de Helena, muitas vezes é preciso que um amigo acenda o sinal vermelho. - Alguns exemplos de uso descontrolado da Internet já estão chegando aos consultórios. Como nos casos de compulsão, quem traz não é o próprio usuário, mas os familiares e amigos - informa Paulo Annunziata, psicólogo do Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Informática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Avalie-se

Dicas da Symantec para uma relação saudável com os e-mails. As observações, no entanto, também são relevantes no uso de outras ferramentas online:
- Pense quando e onde você acessa a ferramenta.
- Recorra ao e-mail somente quando uma conversa não for possível ou apropriada. Usá-los para chamar o colega do lado para almoçar, por exemplo, é um mau uso da ferramenta.
- Durante certos períodos do dia, tente trabalhar com o programa de e-mail fechado - a menos, é claro, que esteja esperando uma mensagem urgente. A produtividade no trabalho também é influenciada pela forma como a pessoa gerencia a ferramenta.
- Não se sinta obrigado a responder imediatamente a todos os e-mails.
- Mande cópias somente para quem realmente precisa saber da sua mensagem. Pense se "responder a todos" é realmente necessário.
- Reduza o número de e-mails na caixa de entrada. Retenha apenas as mensagens que necessitam de alguma ação, como respondê-las.
Saiba mais
- Usuários com postura saudável em relação a ferramentas da Web sabem quando e onde usá-las. Não abusam. Conforme o psicólogo Paulo Annunziata, o descontrole se caracteriza quando o uso do PC começa a afetar outras dimensões da vida.
- Substituir o contato pessoal pelo virtual é um forte indicativo de uso descontrolado do computador. Não há produtividade que resista a quem fica atualizando o e-mail toda hora ou de papo em mensageiros instantâneos. Um amigo ou colega de trabalho podem alertar para o exagero.
[Fonte: ZH Digital 29.03.2006]

Nenhum comentário: